Naturalis Farmácia de Manipulação - Imperatriz / MA
       
 
 
 
 
 
 
     
 
 
HOME
 
NATURALIS
 
PRODUTOS
 
ENVIE SUA RECEITA
 
CANAIS
 
ATENDIMENTO
 
       
     
 
CANAL DA SAÚDE
 
Naturalis Farmácia de Manipulação - Imperatriz / MA
 
VEJA TAMBÉM

Nossos Serviços

Sustentabilidade

Canal da Saúde
 
 
Not?cia - Entenda porque a ansiedade pode engordar Tua Saúde
Entenda porque a ansiedade pode engordar

A ansiedade pode engordar porque provoca alterações na produção de hormônios, diminui a motivação para se ter um estilo de vida saudável e causa episódios de compulsão alimentar, em que o indivíduo acaba comendo grandes quantidades de alimentos na tentativa de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Assim, é importante identificar a presença da ansiedade para ser possível iniciar o seu tratamento e permitir a perda de peso. Veja a seguir as 3 principais alterações que a ansiedade causa no organismo e o que fazer para tratar.

1. Ansiedade causa alterações hormonais

A ansiedade causa um aumento na produção do hormônio cortisol, que também é conhecido como hormônio do estresse, e que tem como efeito estimular a produção de gordura no organismo.

Isso acontece porque, em situações de estresse, o corpo tende a produzir mais reservas de energia na forma de gordura para que o organismo tenha uma boa reserva calórica que possa ser utilizada em casos de crise alimentar ou momentos de luta.

O que fazer

Para reduzir a ansiedade, pode-se utilizar estratégias simples como caminhar ao ar livre diariamente e fazer atividades de relaxamento, como praticar ioga e meditação. Ter uma boa noite de sono e praticar atividade física regularmente também ajudam a aliviar o estresse e reduzir a produção o excesso de cortisol do organismo.

No entanto, é importante lembrar que alguns casos de ansiedade precisam de acompanhamento médico e psicológico para o seu tratamento, podendo também ser necessário o uso de medicamentos.

2. Ansiedade causa compulsão alimentar

A ansiedade causa momentos de compulsão alimentar, com aumento no consumo especialmente de doces, pães, massas e outros alimentos fontes de carboidratos simples e açúcar. Isso causa naturalmente um grande aumento no consumo de calorias, levando ao ganho de peso e dificuldade para emagrecer.

Esses momentos de compulsão acontecem porque alimentos doces ou ricos em carboidratos estimulam a produção de serotonina, um hormônio que geram a sensação de bem estar no organismo, aliviando momentaneamente a obesidade.

O que fazer

Para controlar os episódios de compulsão alimentar, deve-se ter uma alimentação equilibrada e comer a 3 ou 4 horas, pois isso diminui a fome e ajuda a diminuir a vontade de comer. Além disso, ter o acompanhamento com um nutricionista ajuda a escolher refeições que melhoram o humor e diminuem a vontade de comer doces.

3. Ansiedade diminui a motivação

A ansiedade também diminui a motivação do indivíduo para buscar um estilo de vida saudável, fazendo com que não se tenha ânimo de praticar atividade física e se alimentar bem. Isso acontece principalmente devido ao excesso de cortisol, hormônio do estresse, que deixa também uma sensação de corpo cansado e sem ânimo.

O que fazer

Para ter mais motivação, deve-se pode-se usar estratégias como ir praticar atividade física ao ar livre ou com um amigo para ter companhia, participar de grupos nas redes sociais que sejam formados por pessoas que também estão passando pelo processo de perda de peso e pedir que amigos e familiares também procurem ter uma rotina saudável para servirem de estímulo.

Consumir regularmente alimentos ricos em ômega-3, como sardinha, salmão, atum e castanhas, e alimentos ricos em triptofano, como banana, aveia e arroz integral, também ajudam a melhorar o humor e manter a motivação elevada. Estabelecer metas reais de perda de peso junto com o nutricionista também ajuda a manter o ritmo saudável de emagrecimento e a reduzir a cobrança pessoal para emagrecer rapidamente.
 
     
Naturalis Farmácia de Manipulação - Imperatriz / MA
     
NEWSLETTER
Receba nossos informativos com promoções e lançamentos
 
 
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados

Produzido por FrameSet
 
.> NATURALIS
.> PRODUTOS
 
Av. Bernardo Sayão, 2100
Três Poderes - Imperatriz - MA
 
Av. Getúlio Vargas, 1262
Centro - Imperatriz - MA
(99) 3523-2330  
(99) 3523-4527
(99) 98157-1114  
 
 
 
Segunda a Sexta das 07h30 às 18h30
Sábados das 08h às 13h